Textos

[RESENHA] : Extraordinário – R.J. PALACIO

August, ou simplesmente Auggie, é um menino encantador e extraordinário. Nasceu com uma mudança genética que resultou em uma grande deformidade facial. Passou por várias cirurgias, muitas idas e vindas ao hospital, por isso, não conseguiu conviver normalmente com crianças de sua idade.

Sempre sofrendo preconceito e atraindo olhares curiosos, Auggie sempre estudou em casa. Porém, seus pais decidiram que já era hora dele frequentar uma escola normal e conviver com crianças de sua idade, fazer novas amizades. Mas nem tudo é fácil como parece.

Em meio a ofensas, olhares curiosos e piadas cruéis, Auggie vai tentar construir um manifesto a favor da gentileza, demonstrando que mesmo com as diferenças, ele é um menino comum como os outros, e sempre devemos respeitar e amar o próximo.

Quando resolvi ler Extraordinário, já tinha lido algumas resenhas e críticas sobre o livro, sempre positivas, mas confesso que fiquei receosa pensando ser um daqueles livros cheios de clichês, mas aconteceu exatamente o contrário.

O livro é dividido em oito partes, sendo duas contadas por Auggie, e as outras por pessoas próximas a ele. Isso me cativou muito, pois, presenciamos o ponto de vista de Auggie, como é sua vida e de como ele se sente em relação à seu problema. Ao mesmo tempo conhecemos a vida das pessoas que vivem ao redor dele, e de como se sentem presenciando o preconceito que sempre o atinge.

Também são muito citadas as várias situações ocorrentes no dia-a-dia de Auggie: as suas birras, brincadeiras, conversas com amigos e familiares, o que tornou a história mais cativante e mostrou a realidade de uma criança da idade dele. A linguagem é simples, exatamente como a que uma criança na idade dele usaria, tornando assim, a leitura leve e de fácil entendimento.

O que mais gostei na história, foi perceber a pureza do sentimento entre Auggie e seus amigos, já que não ligavam para sua aparência física, mas sim a interior, mostrando assim o quanto é puro o sentimento de amizade, principalmente na idade em que se encontram.

R.J. Palacio soube conduzir a história de uma forma extraordinária, conquistando a cada página, mostrando o poder da superação, o valor da amizade e da gentileza. Recomendo a todos!

Para os fãs de plantão, lembrando que o filme está com data de lançamento para 23 de novembro deste ano. Já estamos aguardando! Bjos! Até a próxima!

Adquira o seu exemplar de Extraordinário aqui.

 

(Visited 64 times, 1 visits today)

Comments

comments

Deixe seu comentário